Estudos recentes têm demonstrado uma boa atuação das bandagens neuromusculares associadas ao treinamento da musculatura do assoalho pélvico no tratamento da Bexiga Hiperativa (BH)
📍Este ensaio clínico controlado e randomizado investigou os efeitos do treinamento muscular do assoalho pélvico (TMAP) associado ao kinesiotaping em mulheres com sintomas de bexiga hiperativa!
As participantes foram divididas da seguinte forma⬇️
✅Grupo 1: Treino dos músculos do assoalho pélvico (TMAP) + Aplicação do kinesiotaping (como indicado na foto acima) por 6 semanas.
✅Grupo 2: TMAP + kinesiotaping sham (fake, aplicado em um lugar qualquer do corpo) por 6 semanas.
🔎Os sintomas de BH foram avaliados antes e após o tratamento através de questionários específicos para esta disfunção, diário miccional, avaliação da contração muscular do assoalho pélvico (Oxford modificado) e questionário de qualidade de vida.
📊Nos resultados, o grupo 1 (TMAP + kinesiotaping) obteve melhora significativa nos sintomas de bexiga hiperativa (frequência urinária diurna e noturna e episódios de perdas urinárias) quando comparado ao grupo 2.
💡Os autores consideram ao final do estudo que o kinesiotaping pode ser um recurso complementar no tratamento da BH.
Muito legal né? Se quiser o artigo entre em contato comigo!!!
Gostou do Post?
🥰Compartilhe com seus amigos, e comente se tiver qualquer dúvida. #linfotaping#tapinglinfático#tapinglinfatico#bexigahiperativa#incontinênciaurinária#bandagensneuromusculares#kinesiotaping